quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Comportamento



Amor livre e sem distinções, liberdade de expressão. Rejeição à produtos de beleza, giletes de barbear, shampoos ou outros instrumentos artificiais. Vida em comunidades onde todos os ditames do capitalismo são deixados de lado. Por exemplo, todos os moradores exercem uma função dentro da comunidade, as decisões são tomadas em conjunto, normalmente é praticada a agricultura de subsistência e o comércio entre os moradores é realizado através da troca. O incenso e meditação são parte integrante da cultura hippie pelo seu caráter simbólico e quase religiosos. Uso de drogas como marijuana (maconha), haxixe, e alucinógenos como o LSD e psilocibina (alcalóide extraído de um cogumelo), visando a "liberação da mente", seguindo as idéias dos beats e de Timothy Leary, um psicólogo proponente dos benefícios terapêuticos e espirituais do LSD. Porém muitos consideravam o cigarro feito de tabaco como prejudicial à saúde. Quanto à participação política, mostravam algum interesse, mas nunca de maneira tradicional. Eram adeptos do pacifismo e, contrários à guerra do Vietnã, participaram de algumas manifestações anti-guerra dos anos 60, não todas, como se acredita. São contra qualquer tipo de autoritarismo e preocupados com as questões sociais como a discriminação racial, sexual, etc. Fome intelectual insaciável. Raramente são adeptos à muitas inovações tecnológicas  preferindo uma vida distante de prazeres materiais. Misticismo. A liberdade sexual, a não-discriminação das minorias, o ambientalismo e vegetarismo.

Atualidade Ainda hoje, muitos se encontram em festivais e encontros para celebrar a vida e o amor, como no Peace Fest e nas reuniões da família arco-íris. No Brasil temos algumas comunidades Hippes espalhadas por praias e comunidades alternativas. Neste contexto, destacam-se a cidade mineira de São Tomé das Letras, o vilarejo Trindade em Parati, RJ, Pirenópolis em Goias, Trancoso na Bahia, etc.

 



No cenário musical nacional, destacam-se o cantor Raul Seixas (que provavelmente veio a ser o maior cantor hippie da historia nacional) e a banda Mutantes, que fizeram grande sucesso nos anos 60 e 70 e tem milhares de fãs ainda hoje. Na cena musical contemporânea, destaca-se o cantor Ventania, São Tomé das Letras, MG. Ventania tem em seu repertório inumeras obras, que falam desde o livre pensar ao desapego material, cultuando a natureza e os ideais Hippes

.
Fora do Brasil , existiam vários artistas hippies, entre eles está Jimi Hendrix , (que talvez seja a maior celebridade hippie internacional), Janis Joplin (foto ao lado ->), Joe Cocker (o compositor da música que marcou o festival de Woddstock "With a little help from my friends"), dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário